Ultima atualização on 22 de fevereiro de 2022 por Equipe Disafe
A norma ABNT NBR 11742 , indica unicamento o uso de dois tipos de ferragens. As fechaduras para porta corta-fogo e as barras antipânico do tipo F. A barra antipânico é indicada para todas as portas de saída de emergência em locais de acúmulo de pessoas, de uso público e na última porta de todos os edifícios que dão acesso à descarga. Conforme a ABNT NBR 9077 de saída de emergência de edifícios, descarga é a parte da saída de emergência de uma edificação que fica entre a escada e o logradouro público ou área externa com acesso a este.
Desta forma todas as últimas portas das escadas de saída de emergência dos edifícios devem ter barra antipânico, pois estas sempre dão acessos a área chamada de descarga.
A Barra antipânico possui muito mais resistência comparada a fechadura convencional de porta corta-fogo. A norma de barra antipânico a ABNT NBT 11785 possui requisitos e ensaios muito mais rigorosos comparados a ABNT NBR 13768 que trata de ferragens para porta corta-fogo.
A Barra antipânico possui um desenvolvimento tecnológico muito superior e por este motivo que deve ser usada nos locais descritos acima e em locais que tenham médio e alto fluxo de pessoas. É comum encontramos portas corta-fogo abertas nas edificações, pois as fechaduras convencionais não suportam o fluxo, acabam estragando e deixando a edificação totalmente desprotegida. Uma porta corta-fogo como diz o nome deve cortar o fogo e uma fechadura aberta não consegue fazer esta função. A barra antipânico sempre é o equipamento mais adequado para o uso em portas corta-fogo de saída de emergência, mesmo em locais onde a norma não exige seu uso.
Portas corta-fogo com puxadores e sem ferragens para fechar a porta não devem ser usadas e estão em descordo com as normas de segurança vigentes.
Conheça nossa linha de ferragens para porta corta-fogo.