Normas de Segurança

Você conhece todas as normas exigidas para contar com um estabelecimento comercial dentro das principais normas de segurança? Foi pensando nisso que decidimos criar este post para tirar todas as suas dúvidas.

A norma técnica que determina as condições exigíveis é a NBR 9077. Segundo ela, todos os estabelecimentos são obrigados a contar com saídas de emergência, juntamente com as saídas regulares, para facilitar a evacuação caso ocorra um incêndio.

Leia mais “Normas de Segurança”

Barra antipânico é obrigatória?

Você já ouviu falar na barra antipânico? Muitos já devem ter escutado essa expressão, mas não sabem para que serve.

Sabe aquele mecanismo de abertura da porta que permite aos usuários abrirem empurrando uma barra? Pois é, ele mesmo. E neste post, vamos explicar certinho aonde devemos utilizar esses dispositivos obrigatórios. Acompanhe!

Leia mais “Barra antipânico é obrigatória?”

Qual a diferença entre uma fechadura e a barra antipânico em uma porta corta fogo?

A fechadura para porta corta fogo é um dispositivo bem mais simples comparado a barra antipânico. A vantagem da fechadura é o seu custo e a sua instalação mais fácil. As vantagens acabam ai. A barra antipânico é um produto certificado para ser utilizado com muito mais frequência. Desta forma a sua durabilidade será infinitamente maior do que uma fechadura para porta corta-fogo. Ainda mais em locais de fluxo médio ou alto ou que tenham a ação do vento. O abre e fecha constante gera um desgaste na fechadura podendo ocasionar o seu desprendimento da porta. Deixando a porta aberta e prejudicando a segurança de todos os usuários.

Leia mais “Qual a diferença entre uma fechadura e a barra antipânico em uma porta corta fogo?”

Barras Antipânico x Fechaduras Convencionais: entenda a diferença

As barras antipânico são dispositivos de segurança, destinados a permitir a saída rápida de um prédio ou sala em caso de emergência. Esses dispositivos substituem maçanetas tradicionais e são sempre colocados no lado interno de uma porta de saída.

As barras antipânico podem ser utilizadas de forma opcional a fim de oferecer segurança para os frequentadores e também podem ser exigidas por lei, dependendo do tipo de utilização do empreendimento e da quantidade de pessoas que irão utilizar esta porta.

Vamos dar uma olhada mais de perto no que constitui uma barra de pânico e abordar alguns equívocos comuns sobre esses dispositivos.

Continue Lendo

Leia mais “Barras Antipânico x Fechaduras Convencionais: entenda a diferença”

Onde devo usar Barra Antipânico?

A Barra antipânico deve ser usada em todas as portas da rota de fuga de ambientes, setores ou pavimentos com capacidade total acima de 100 pessoas. Esta exigência está na nova versão da Norma ABNT NBR 9077. Ambientes como: bares, restaurantes, casas noturnas, hospitais, ginásios esportivos, hotéis, teatros, casa de festas, escolas, auditórios, universidades, museus, centro de eventos, cinemas, igrejas, estádios,etc

Leia +

Leia mais “Onde devo usar Barra Antipânico?”

Rota de Fuga Acessível

ACESSIBILIDADE

Para tratarmos de rota de fuga acessível é importante definirmos o que é acessibilidade. Conforme a ABNT NBR 9050/2015 define acessibilidade como :

Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.

Quando trazemos a acessibilidade para a rota de acesso e de fuga  definimos que a sua função básica é possibilitar para a pessoa com deficiência poder utilizar (entrar e sair) nos espaços com segurança e autonomia.

Continue lendo

Leia mais “Rota de Fuga Acessível”

Barra Antipânico Touch

A barra antipânico touch é um modelo de barra antipânico muito utilizada no mercado de segurança no Brasil. Seu nome na norma ABNT NBR 11785/2018 é barra antipânico de acionamento horizontal.  Seu nome comercial é barra antipânico touch. Ela não é o modelo mais utilizado no Brasil, o modelo mais utilizado no país é a barra antipânico de acionamento radial, mais conhecida como barra antipânico push.

A barra antipânico touch possui certas características que trazem vantagens e que tornam um modelo muito interessante para ser aplicada.

  • Instalação mais rápida: Por vir já montada ela facilita a instalação, tornando mais fácil.
  • Inversão de lado automática atendendo portas em ambos os sentidos de abertura.
  • Não poder ser utilizada como puxador para fechamento da porta: Em ambientes de médio e alto fluxo onde a porta não possui mola aérea e é necessário manter a porta fechada. Os usuários quando entram no ambiente de fora para dentro , quando precisam fechar a porta utilizam a barra como puxador. A barra touch diferente da push não possibilita este fechamento aumentando a vida útil da mesma na porta.
  • Fica menos afastada da porta: A Barra touch tem um afastamento menor da porta comparado com o modelo push o que em alguns casos possibilita mais espaço e diminui a possibilidade de sofre danos em portas de corredor onde passam macas, carros de transporte.
  •  Estética atraente: A Barra antipânico touch possui uma estética interessante por ficar mais discreta na porta, agradando em ambientes que necessitam de uma acabamento mais refinado.
  • Acionamento mais fácil: Por ser acionada apenas por um empurre horizontal, a barra antipânico touch torna-se de mais fácil acionamento por pessoas idosas, crianças e com necessidades especiais.

A barra antipanico touch da Durati possui alta robustez, design atraente que garante durabilidade, estética e conforto no acionamento. A Durati é fabricada no Brasil. A linha Durati oferece muitas soluções, sendo possível de ser instalada em diferentes tipos de portas incluindo portas corta-fogo. É reversível, atendendo portas em ambos os sentidos de abertura.
Este produto é indicado para uso em portas de saída de emergência e portas corta-fogo, de giro ou pivotantes, de madeira ou metal, com abertura à esquerda ou à direita, com largura máxima de 1.200mm e mínima de 700mm, altura máxima de 2.485mm, espessura máxima de 50mm e peso máximo de 200kg.

Fábrica de Barra Antipânico São Paulo

A Disafe é uma fábrica de barra antipânico que possui uma unidade no Estado de São Paulo. Possuímos estoque na cidade de São Paulo para atendimento de todo o Estado. A barra antipânico em São Paulo é exigida pela INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº  11/2018 de Saídas de emergência, pela norma ABNT NBR 9077 , pela norma ABNT NBR 9050 e pela norma ABNT NBR 11742.

Leia mais “Fábrica de Barra Antipânico São Paulo”