Barra antipânico com Switch

A barra antipânico com switch possui diversas funcionalidades na segurança e no controle de acesso. Elas podem ser  utilizadas para acionar câmeras, central de monitoramento , luzes, entre outros. O switch tem o funcionamento de uma chave que pode acionar ou desativar um dispositivo, cada vez que a barra antipânico é acionada.  Seu uso pode ser em ambientes onde seja necessário acionar um alarme sempre que a barra antipânico for acionada devido a restrição de acesso a saída de emergência ou seja, a saída  somente deve ser utilizada em caso de pânico.   Exemplo temos aeroportos, lojas , supermercados,etc.

Leia mais “Barra antipânico com Switch”

Sentido de Abertura: como identificar corretamente

Identificar o sentido de abertura de uma porta ajuda muita na especificação de alguns itens de ferragens . Os produto fornecidos pela Disafe são todos reversíveis, podendo ser utilizados em portas com ambos sentidos de aberturas. A exceção é a barra antipânico com switch. Este produto necessita ser adquirido com sentido de abertura definido. Desta forma estamos fazendo esta postagem para ajudar na determinação correta do sentido de abertura.

Leia mais “Sentido de Abertura: como identificar corretamente”

Segurança em Portas Corta-fogo

A segurança de um edifício em uma situação de incêndio depende muito do estado de conservação das suas portas corta-fogo. Portas que não fecham necessitam passar por manutenção. O sistema de fechamento automático feito pelas dobradiças e sistema de travamento feito pela fechadura ou pela barra antipânico necessitam passar por regulagens e troca de equipamentos para o perfeito funcionamento. A porta corta-fogo tem como função o isolamento do fogo no ambiente ou andar onde ocorreu.

 

Leia +

Leia mais “Segurança em Portas Corta-fogo”

Saída de emergência em bancos: Grande risco.

As agências bancárias são locais de grande risco para os usuários. É um local muito propício a situações de pânico. Local com uma frequência grande de pessoas (muito acima de 100) na sua maioria. É um ambiente onde é frequente assaltos e é necessária a evacuação das pessoas , além dos riscos de incêndio das edificações. A grande maioria das agências bancárias possui porta giratória e não possui uma porta de saída de emergência disponível para seus clientes e funcionários. Imagina se todos os clientes necessitassem sair rapidamente da agência pela porta giratória. O pânico estaria instalado e certamente muitas pessoas iriam sofres sérios danos, já que a porta giratório por si só já é confusa e imagina em uma correria e pânico. Além disso a norma 9050 que trata de acessibilidade, que é uma lei nacional e o seu não cumprimento pode levar ao responsável pela edificação ou projeto a sanções civis e criminais. Diz que em todas as saídas de emergência acessíveis deve existir barra antipânico. De nada adianta ter uma porta no banco chaveada, pois em caso da necessidade imediata de evacuação necessita buscar uma chave para abrir. Não há tempo para isso!!! A barra antipânico tem como função a abertura imediata por qualquer pessoa, inclusive deficientes. A Barra antipânico possui tecnologia para poder integrar-se com fechadura eletromagnética oferecendo segurança patrimonial e segurança à vida ao mesmo tempo a esta porta. Consulte a equipe da Disafe para poder oferecer segurança total aos seus clientes e os clientes devem exigir investimento em segurança contra incêndio e pânico das agências bancárias do Brasil que frequentam.

Porta corta-fogo de acesso à descarga do condomínio deve ter barra antipânico

A barra antipânico é um dispositivo fundamental para a segurança das pessoas e deve ser instaladas em portas corta-fogo. A Norma que especifica os requisitos para a fabricação, instalação e manutenção de porta corta-fogo é a NBR 11742. Esta norma foi revisada no ano de 2018.
A norma no item 4.6.1.2 diz : As barras antipânico, atendendo à ABNT NBR 11785, devem ser instaladas nas portas corta-fogo de saída de emergência, em locais de reunião de público, como teatros, restaurantes, museus, igrejas, boates, casas de shows, em hospitais e assemelhados, em centros comerciais, em ambientes de grande concentração de pessoas nas portas corta-fogo que dão saída a mais que 100 pessoas e nas porta corta-fogo das escadas que dão acesso à descarga. Ainda, porta corta-fogo de duas folhas, em situações em que ambas devem ser abertas pra garantir o fluxo de saída, devem ser dotadas de barras antipânico.
Em qualquer destas situações, devem ser atendidos os requisitos estabelecidos nas ABNT NBR 9050 e ABNT NBR 9077.

Devemos ter atenção em um item muito importante e que muitas vezes passa despercebido e é de uma grande importância para todos os condomínios. TODAS as portas corta-fogo que dão acesso à descarga deverão ser dotadas de barra antipânico conforme a NBR 11785.
Descarga segunda a NBR 9077 é : Parte da saída de emergência de uma edificação que fica entre a escada e o logradouro público ou área externa com acesso a este.

Descarga é o espaço entre a escada e o logradouro público ou área externa da edificação. É o local por onde as pessoas irão evacuar do prédio para sair da edificação para a rua ou para ir até uma área segura. A Porta que dá acesso a esta área, ou seja, a última porta deve ser instalada com barra antipânico. A barra antipânico é indicada nesta porta por ser uma porta que recebe uma carga maior de pessoas. A Barra antipânico é um equipamento indicado para locais de alto fluxo, possui ensaios e uma resistência muito maior comparado com as fechaduras convencionais de porta corta-fogo. Esta exigência da norma tem como finalidade uma maior segurança de todos os usuários do edifício já que esta é a porta mais importante e a segurança de todos depende dela estar funcionando perfeitamente, abrindo imediatamente, na necessidade de evacuação, e fechando após a evacuação para evitar a entrada de fogo e fumaça na escada. É comum encontrarmos portas de acesso à descarga com fechaduras quebradas, sem fechaduras, abertas, escoradas com pedras ou mesmo sem fechadura. A solução ideal que deve ser exigido por todas as corporações dos bombeiros é porta corta-fogo com barra antipânico. Quando a porta é existente, não tem barra antipânico e deverá ser instalada é necessário a instalação de reforço para a instalação da Barra anti pânico. Este reforço vai deixar a barra mais firma na porta e aumentar a sua durabilidade e segurança.

Modelos de barras antipânico

Como já vimos aqui, em artigos anteriores, a principal função de uma barra antipânico é garantir a saída das pessoas de um ambiente de forma rápida em casos de emergência, com o mínimo de esforço físico, independente do uso de chave ou qualquer outro objeto . As barras antipânico devem ser utilizadas de forma correta de acordo com sua utilização. Para portas corta fogo devem ser usadas barras aptas para uso neste tipo de porta , pois necessita possuir características técnicas para esta finalidade. Portas com alto fluxo também merecem uma atenção especial pois necessitam de alta resistência. Agora, você sabe quais são os dois modelos de barras antipânico? Neste artigo, vamos mostrar para você os dois principais deles: touch e push.

Tipo PUSH Os modelos, do tipo PUSH ou de alavanca, são os mais utilizados por possuírem um custo menor e uma alta segurança. Ela possui um sistema tradicional de acionamento por alavanca e fica instalado através de dois suportes e um tubo de acionamento. Pode ser instalada em portas de uma folha (simples) ou de duas folhas (dupla) e pode ser utilizado acessórios como o switch. Na Disafe, a alta qualidade dos materiais e a tecnologia de fabricação proporcionam um excelente desempenho e uma ampla durabilidade. Ela oferece muitas soluções e pode ser instalada em portas de todos os materiais, inclusive porta de vidro temperado e portas corta-fogo.

TIPO TOUCH A barra antipânico, do tipo TOUCH, aqui na DISAFE, é segura, elegante e de alta resistência. É um modelo que fica fixo à porta , sendo mais compacto e bonito visualmente. Ela possui sistema de travamento opcional que possibilita deixar a porta aberta e pode ser usada em portas de saída de emergência com grande fluxo de acesso. Pode também ser instalada em portas de uma folha (simples) ou de duas folhas (dupla), além de possuir a possibilidade de alarmes de acionamento interno.

DISAFE: resistência e segurança a favor do seu projeto. Consulte nossa empresa para mais informações.

É necessário fazer manutenção nas barras antipânico?

Vou começar este artigo dando logo a resposta. Sim, é importante fazer a manutenção da sua barra antipânico. Inclusive, preparamos algumas dicas neste artigo para você:

Dicas

Para fazer a manutenção da barra antipânico é necessário fazer uma vistoria prévia, verificar se tem peças quebradas, fazer o teste de fechamento da porta corta-fogo e da barra, tudo como pede as normas de segurança.

Atenção

Ao fazer a manutenção da barra antipânico é necessário um técnico experiente e conhecedor de cada peça, para não danificar o equipamento na hora de manusear.

A manutenção da barra antipânico também pode ser feita quando a barra estiver instalada em portas de outros modelos, como de madeira, portas de vidro e portas de ferro.

Muito cuidado

Se depois de fazer a manutenção verificar que a barra antipânico não apresenta condições de recuperação, é preciso checar, antes de instalar outra nova, se a furação é a mesma, a fim de evitar furos na folha, principalmente se for em portas corta-fogo.

Dicas de manutenção

Limpeza do equipamento: faça a limpeza externa com detergente neutro. Não use produtos muito forte para não prejudicar o acabamento da barra antipânico.

E lembre-se…

As portas corta-fogo que forem receber barra antipânico devem possuir um reforço para aumentar a espessura da área de fixação e proporcionar maior firmeza e, consequentemente, maior durabilidade da barra na porta.

Quer mais informações ou dicas de manutenção? A DISAFE pode ajudá-lo.

Conte sua dúvida para nós

Barra antipânico dupla: o que são e para que servem?

Como já vimos aqui, uma barra antipânico (também conhecida como barra de travamento, dispositivo de saída ou barra de pressão) é um tipo de equipamento que permite abrir a porta rapidamente em situações de emergência.

Quando a barra é empurrada ou pressionada, ativa um mecanismo que destrava a porta, permitindo que os ocupantes saiam rapidamente do prédio.

Geralmente, portas equipadas com barras antipânico são usadas em edifícios comerciais e em espaços públicos, como cinemas, hospitais, shoppings, casas noturnas, edifícios, entre outros.

As portas duplas são portas de duas folhas que são uitlizadas quando é necessário uma quantidade maior de portas de saída de emergência para comportar a evacuação segura da população do ambiente. É importante que ambas as portas possam ser abertas independentes. Não podendo haver a necessidade da abertura de uma para depois poder abrir a outra.

Eficácia comprovada

As barras antipânico passaram a ser uma necessidade básica em lugares públicos e com um grande aglomeração de pessoas, umas vez que possuem eficácia comprovada para facilitar a evacuação das pessoas e desta forma salvar vidas no caso de um desastre, um incêndio eminente ou uma situação de pânico.

Porta corta fogo dupla

A porta corta fogo é resistente a altas temperaturas e é usada para garantir maior proteção contra incêndios, pois impede a passagem de fogo ou fumaça entre os diferentes locais, sendo útil, também, para a fuga de pessoas e para resgates.

Ela pode ser simples (apenas 1 porta) ou dupla (2 portas) e deve estar dentro das normas da ABNT NBR 11742. Para saber qual a quantidade e qual a medidas das porta para seu estabelecimento, na hora da instalação, é necessário seguir a orientação de um profissional e a legislação da sua localidade.

Portas corta fogo duplas que são rotas de fuga devem ser instaladas com barra antipânico conforme a ABNT NBR 11742

Se você quer contratar uma empresa para instalar ou fazer a manutenção de barras antipânico , a DISAFE pode te ajudar. Contate com nossa equipe já!

As Melhores Barras Antipânico

As Melhores Barras Antipânico

Certamente você já deve ter visto uma barra antipânico. Se você parar para observar os lugares que frequenta, encontrará muitas delas. Elas são instaladas, geralmente, em lugares frequentados por um intenso fluxo de pessoas, como cinemas, teatros, restaurantes e shoppings. São essenciais para a segurança desses locais.

Quais os diferenciais das barras antipânico da Disafe?

As barras antipânico da DISAFE são peças extremamente práticas, altamente resistentes e eficientes, já que precisam cumprir um papel muito importante: a liberação rápida, segura e imediata de pessoas.
Elas foram projetadas para serem utilizadas em rotas de fuga e saídas de emergência. O dispositivo funciona através do acionamento por pressão em uma barra horizontal e é usada em casos de emergência para a evasão rápida de pessoas, como em casos de incêndio.
Preocupada com a segurança e praticidade, a DISAFE desenvolveu métodos eficazes e rápidos na hora de projetar as melhores barras antipânico existentes no mercado. Para abri-la é fácil: basta a pessoa fazer uma pequena “pressãozinha” na barra ou jogar o seu peso nesse mecanismo, para que ela possa abrir imediatamente.

As Melhores Barras Antipânico

De acordo com uma pesquisa que fizemos com nossos clientes as melhores barras antipânico são:

Barra Antipânico Push Durati
Barra Antipânico Push Jaque
Barra Antipânico Touch Jaque
Barra Antipânico para porta de Vidro Durati

Onde as barras devem ser instaladas?

A obrigatoriedade das instalações das barras antipânico, variam de acordo com as determinações estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores de cada região do País.

Tipos de barras disponíveis

A DISAFE apresenta uma completa linha de produtos que foram projetadas especialmente para atender todos os tipos de porta: porta de vidro, corta-fogo, portas de madeiras, ferro e alumínio.
Vale lembrar que para instalar a barra antipânico, é preciso saber o material da sua porta para que você faça a compra correta. Mas fique tranquilo, a DISAFE tem todas as soluções e nunca te deixa na mão.
Agora que você já sabe como escolher as barras antipânico, que tal dar uma olhadinha nos melhores modelos? Venha para a DISAFE

Como garantir segurança contra incêndios na empresa?

O fogo não tem hora e nem local para acontecer, pode trazer consequências irreversíveis como a perda de vidas e grandes prejuízos financeiros. Por isso, é necessário que as edificações adotem as medidas de segurança preventivas contra incêndio e pânico para a proteção à saúde, à vida das pessoas e para a preservação do seu patrimônio.

Investir em segurança 

Investir em medidas de segurança e informação contra incêndios é fundamental para as empresas. Afinal, apenas com esse trabalho preventivo é que os colaboradores poderão compreender o que é necessário fazer de imediato no caso de ocorrências desse tipo.

Portas corta-fogo

A porta corta-fogo tem a função de impedir que o fogo e o calor se multipliquem e atinjam outras salas ou outros pavimentos. Elas são feitas de aço galvanizado com proteções internas de mantas térmicas.

Em prédios é fundamental que haja portas corta-fogo. Pois, se, por exemplo, pegar fogo no segundo andar de um prédio, a porta evitará que o fogo atinja as escadas. Assim, as pessoas que estão no andar de acima conseguirão descer sem serem atingidas pelo fogo e os bombeiros poderão subir.

A porta corta-fogo deve suportar um certo limite de tempo de exposição ao calor que, em média, é de 90 minutos. Como medida de segurança, ela deve manter-se sempre fechada.

Caso a porta corta-fogo tenha alto fluxo a mesma poderá manter-se aberta, porém deve ser instalado sistema de eletroimã interligado ao sistema de incêndio da edificação, que ao ser acionado o mesmo fecha as portas automaticamente para a mesma ter sua função executada. As ferragens que sustentam e mantem a porta fechada devem estar em perfeitas condições de uso.

As dobradiças e fechaduras devem possibilitar a abertura e o fechamento automático da porta.

O Uso das barras antipânico são indicadas para portas de alto fluxo, em salas, pavimento ou setores que comportem mais de 100 pessoas e em portas que dão acesso para a área de descarga do prédio (a última porta da escada).

Deve-se evitar usar calços, pedras ou fixadores em portas corta fogo. Para mais informações deve ser consultada a norma ABNT NBR 11742.

Porta corta-fogo aberta em um incêndio não tem nenhuma função.

Vale lembrar que existem leis municipais e estaduais, bem como normas regulamentadoras válidas em nível nacional que obrigam as empresas a investirem em segurança contra incêndios e pânico.

Entre em contato conosco:
E-mail: [email protected]
0800 727 0760 | WhatsApp: 11 25330620