Qual a diferença entre Barra Antipânico Simples e Dupla?

Esta é uma dúvida muito comum entre os profissionais que necessitam instalar barras antipânico.

  • BARRA ANTIPÂNICO SIMPLES 

A Barra antipânico simples é uma barra que será utilizada em uma porta de uma folha apenas. O simples não classifica a qualidade e sim a sua caraterística. As barras antipânico simples são chamadas de uma folha. São portas que possuem apenas uma porta onde a barra será instalada. As barras antipânico para porta simples podem ser utilizadas com um ponto de travamento horizontal.  Podem ser instaladas com 2 pontos de travamento verticais( superior e inferior ou com 3 pontos de travamento, sendo dois verticais (superior e inferior) e um horizontal.

Leia +

  • BARRAS ANTIPÂNICO DUPLA   

A dupla é uma barra antipânico que será instalada em portas de duas folhas. Neste caso são duas barras antipânico que atuam em conjunto. A norma ABNT NBR 11785 exige que as portas duplas devem possibilitar a abertura de forma independente. Ou seja uma porta acionada deve abrir imediatamente, sem a necessidade de acionar a outra folha.

As portas duplas costuma utilizar-se de batentes para organizar o fechamento, para acústica e para segurança. Esta utilização de batentes deve se ter muito cuidado para a instalação correta sempre evidenciando que ambas as portas devem abrir independente da outra. Quando acionar uma folha ele deve abrir de imediato.

 Estas portas podem ser instaladas com saída para o mesmo sentido ou em sentido invertido. Elas podem ser duplas devido a necessidade de espaço  para a evacuação ou também devido a necessidade de mais espaço para a entrada de equipamentos no ambiente.

Por exemplo em uma casa de shows onde a porta de saída de emergência pode ser a porta de entrada de equipamentos para a casa.

SEGURANÇA

As barras antipânico foram projetadas e ensaiadas com o objetivo de proteger avida das pessoas. Não são dispositivos com foco na proteção patrimonial. Em ambientes onde é necessário proteger o patrimônio é indicado o uso de fechaduras eletromagnéticas em conjunto com barras antipânico com switch. É a solução mais indicada neste tipo de situação. A Disafe oferece esta solução em sua linha de produtos.

ACESSO EXTERNO

As barras antipânico simples e duplas podem ser instaladas com acesso externo pela parte de fora ou sem acesso externo. O acesso é utilizado quando é necessário a abertura da porta de fora para dentro e o sem acesso é quanto a porta será aberta apenas por dentro do ambiente. Quando o acesso externo é instalado com chave. Quem está de fora sem a chave fica impedido de entrar , no entanto quem está dentro sempre poderá sair do ambiente, mesmo chaveado por fora.