Porta corta-fogo de acesso à descarga do condomínio deve ter barra antipânico

A barra antipânico é um dispositivo fundamental para a segurança das pessoas e deve ser instaladas em portas corta-fogo. A Norma que especifica os requisitos para a fabricação, instalação e manutenção de porta corta-fogo é a NBR 11742. Esta norma foi revisada no ano de 2018.
A norma no item 4.6.1.2 diz : As barras antipânico, atendendo à ABNT NBR 11785, devem ser instaladas nas portas corta-fogo de saída de emergência, em locais de reunião de público, como teatros, restaurantes, museus, igrejas, boates, casas de shows, em hospitais e assemelhados, em centros comerciais, em ambientes de grande concentração de pessoas nas portas corta-fogo que dão saída a mais que 100 pessoas e nas porta corta-fogo das escadas que dão acesso à descarga. Ainda, porta corta-fogo de duas folhas, em situações em que ambas devem ser abertas pra garantir o fluxo de saída, devem ser dotadas de barras antipânico.
Em qualquer destas situações, devem ser atendidos os requisitos estabelecidos nas ABNT NBR 9050 e ABNT NBR 9077.

Devemos ter atenção em um item muito importante e que muitas vezes passa despercebido e é de uma grande importância para todos os condomínios. TODAS as portas corta-fogo que dão acesso à descarga deverão ser dotadas de barra antipânico conforme a NBR 11785.
Descarga segunda a NBR 9077 é : Parte da saída de emergência de uma edificação que fica entre a escada e o logradouro público ou área externa com acesso a este.

Descarga é o espaço entre a escada e o logradouro público ou área externa da edificação. É o local por onde as pessoas irão evacuar do prédio para sair da edificação para a rua ou para ir até uma área segura. A Porta que dá acesso a esta área, ou seja, a última porta deve ser instalada com barra antipânico. A barra antipânico é indicada nesta porta por ser uma porta que recebe uma carga maior de pessoas. A Barra antipânico é um equipamento indicado para locais de alto fluxo, possui ensaios e uma resistência muito maior comparado com as fechaduras convencionais de porta corta-fogo. Esta exigência da norma tem como finalidade uma maior segurança de todos os usuários do edifício já que esta é a porta mais importante e a segurança de todos depende dela estar funcionando perfeitamente, abrindo imediatamente, na necessidade de evacuação, e fechando após a evacuação para evitar a entrada de fogo e fumaça na escada. É comum encontrarmos portas de acesso à descarga com fechaduras quebradas, sem fechaduras, abertas, escoradas com pedras ou mesmo sem fechadura. A solução ideal que deve ser exigido por todas as corporações dos bombeiros é porta corta-fogo com barra antipânico. Quando a porta é existente, não tem barra antipânico e deverá ser instalada é necessário a instalação de reforço para a instalação da Barra anti pânico. Este reforço vai deixar a barra mais firma na porta e aumentar a sua durabilidade e segurança.