O que é Barra Antipânico?

Muitos arquitetos, engenheiros, técnicos de segurança  se deparam com a exigência deste equipamento em normas, legislações ou em obras e ficam em dúvida o que é uma barra antipânico.

NOME

A Barra antipânico é um dispositivo inventado nos Estados Unidos em meados de 1930 que tem como função a abertura imediata da porta a partir do seu acionamento. Ela foi desenvolvida após diversos incidentes com mortes onde as portas estavam trancadas e as pessoas não tinham como sair.

Leia +

Ela é instalada em portas de saída de emergência de uma ou de duas folhas. Ela é chamada de barra já que seu formato é de uma barra para facilitar o seu acionamento por pessoas mesmo em condições de pouca consciência e por pessoas com deficiência já que ela possui uma grande área de cobertura da porta e facilmente pode ser acionada com um simples “esbarrão”, sem a necessidade de nenhum movimento específico do corpo. Também é chamada de antipânico pois sua função é evitar o pânico já que possibilita a saída imediata das pessoas em uma emergência. O pânico é instalado quando as pessoas não conseguem saber por onde sair , seja devido a falta de sinalização, devido a falta de portas ou devido as portas estarem trancadas por fechaduras. Os incidentes podem ocorrer a qualquer momento, quandos e tem uma estrutura adequada de evacuação tudo ocorre com segurança e as pessoas conseguem preservar as suas vidas.

ONDE É UTILIZADA

A Barra antipânico é exigida em diversas normas brasileiras importantes como a NBR 9077 de saída de emergência a NBR 9050 que trata de acessibilidade , além das legislações estaduais e municipais. A barra antipânico é exigida em rotas de fuga de ambientes com uma população superior a 100 pessoas ou em qualquer saída de emergência acessível, independente da quantidade de pessoas.

TIPOS DE PORTAS

Ela pode ser utilizada em portas corta-fogo e também em portas de outros materiais como ferro, alumínio, madeira e também em vidro temperado. As barras antipânico quando instaladas em Portas corta-fogo devem ter a característica de tipo F e possuem características específicas de resistência ao fogo. Neste tipo de porta ela tem a função de possibilitar a evacuação das pessoas e depois manter a porta fechada para evitar que fogos e gases passem para outros ambientes. Todas as portas que terão barra antipânico instalada devem ser de giro e com sentido de abertura para fora. Não existe barra antipânico para portas de correr e nem de enrolar.

MEDIDAS

A norma NBR 11785 determina que a barra antipânico pode ter uma medida máximo de 130 cm de largura e de 350 cm de altura e também que a barra de acionamento deve cobrir no mínimo 50% da folha da porta. Portões maiores devem ser segmentados para serem utilizados como saída de emergência. Isso ocorre devido ao peso para facilitar a abertura por idosos e crianças em uma necessidade de evacuação.

SEGURANÇA

As barras antipânico tem como função primordial a proteção à vida. Não é admitido instalar outros tipos de fechaduras nas portas que não possam ser abertas pela barra antipânico. Em situações de emergência as pessoas não conseguem fazer manobras , utilizar chave ou abrir travas para sair devido a quantidade de pessoas. O risco de ser pisoteada ou de ser amassada na porta é muito grande. Desta maneira apenas fechaduras eletromagnéticas são indicadas para serem instaladas em conjunto com barra antipânico com switch. Esta fechadura é aberta imediatamente quando a barra é acionada. Qualquer outra sistema de travamento é inadmissível como cadeados, trancas, fechos, correntes, etc…