Barras Antipânico x Fechaduras Convencionais: entenda a diferença

As barras antipânico são dispositivos de segurança, destinados a permitir a saída rápida de um prédio ou sala em caso de emergência. Esses dispositivos substituem maçanetas tradicionais e são sempre colocados no lado interno de uma porta de saída.

As barras antipânico podem ser utilizadas de forma opcional a fim de oferecer segurança para os frequentadores e também podem ser exigidas por lei, dependendo do tipo de utilização do empreendimento e da quantidade de pessoas que irão utilizar esta porta.

Vamos dar uma olhada mais de perto no que constitui uma barra de pânico e abordar alguns equívocos comuns sobre esses dispositivos.

Continue Lendo

Qual é a diferença entre uma barra antipânico e uma fechadura normal?

As Fechaduras necessitam serem localizadas na porta e de um manuseio para serem abertas.  Quando travadas, necessitam de uma chave ou de um código para a sua abertura. Nas situações de alto estresse sofremos uma redução nas habilidades motoras finas, o que pode dificultar a inserção de um código de segurança ou chave para destrancar uma porta tradicional com chave em caso de emergência. Este atraso no acesso a saída pode resultar em vidas perdidas. 

Porta equipada com Barra Antipânico Push Durati

A Barra antipânico, diferentemente da fechadura, ela abre de forma imediata e com um acionamento infinitamente mais fácil, incluindo pessoas com deficiências, crianças e idosos.  Além disso com a barra antipânico instalada é possível manter a porta fechada por fora e sempre aberta por dentro.

Fechadura Convencional

A barra antipânico é um dispositivo de metal que é instalado horizontalmente em uma porta. Pressionar a barra de metal destrava a porta e permite uma saída mais fácil. Nomes alternativos para uma barra antipânico são “barra de travamento” , “dispositivo de pânico”, “trava antipânico”e “tranca de emergência”.

A forma e o acabamentos das barras antipânico podem variar, mas a as barras antipânico Durati são certificadas e atendem as normas brasileiras.

Segurança durante uma emergência

A razão mais importante para usar uma barra antipânico nas portas de suas instalações é a segurança dos ocupantes de seu prédio. A aglomeração em saídas congestionadas aumenta o risco de ferimentos durante incêndios ou situações de pânico que exigem evacuação rápida.

Em caso de emergência, uma barra antipânico facilita as coisas para as pessoas que desejam sair rapidamente do prédio. Os usuários podem simplesmente pressionar a grande barra para abrir a porta e chegar a um local seguro. Ao lidar com qualquer emergência, cada segundo conta.

Se você precisar de barras antipânico ou portas de saída completas para suas instalações, a Disafe pode fornecer os melhores produtos com excelentes condições de preço. Oferecemos os modelos tipo “C” para portas de saída de emergência de diversos materiais que não necessitam resistência ao calor e tipo “F” para portas corta -fogo. Possuímos uma ampla variedade de acabamentos para combinar com qualquer estilo.

Entre em contato hoje mesmo!