Barra Antipânico: item essencial que passa despercebido

A maioria das pessoas não sabe o que é uma barra antipânico. Ela é um item de fundamental importância em uma situação de emergência.
Porém, é de grande importância que todos conheçam este equipamento, pois nunca desejamos ter de usá-lo, mas caso necessário, devemos conhecer sua funcionalidade e principalmente, saber onde estão localizadas as saídas de emergência devidamente equipadas com este item.
As barras antipânico são equipamentos projetados para a fácil e imediata abertura de uma porta, seja ela de uma ou duas folhas, em caso de pânico ou necessidade de evacuação de um determinado local com acúmulo de pessoas. As barras antipânico são geralmente fornecidas em 2 modelos:

Leia +

Leia mais “Barra Antipânico: item essencial que passa despercebido”

A segurança patrimonial e a barra antipânico

A função primordial da barra antipânico é a proteção à vida e a ABNT NBR 11785 que é a norma que fixa as condições de fabricação e instalação. Enfatiza esta função nos seus ensaios onde o equipamento é acionado mais de 100.000 vezes e deve ter uma abertura rápida e leve para facilitar a evacuação. A norma proíbe a instalação de fechaduras auxiliares na porta que não possam ser abertas imediatamente pela barra antipânico.

Leia +

Leia mais “A segurança patrimonial e a barra antipânico”

Tamanho da barra antipânico

Uma dúvida muito comum entre profissionais e usuários de Barra antipânico é o tamanho ou o comprimento mais adequado da barra de acionamento. A Barra antipânico é um elemento de segurança fundamental e ela possui uma norma técnica que determina as condições de fabricação e de instalação no Brasil. A Norma atual, a NBR 11785 informa que o comprimento efetivo da barra de acionamento pode ser de até 200 mm menor que o vão livre da porta para portas de uma folha e de até 380 mm em portas de duas folhas.

Leia +
Leia mais “Tamanho da barra antipânico”

3 dicas de segurança para as festas de fim de ano

1) Verifique o nível de segurança do ambiente: Preste a atenção na lotação do ambiente. Locais com concentração de pessoas, devem cumprir normas importantes de segurança como: haver extintores de incêndio de fácil acesso , saídas de emergência desimpedidas, equipadas com barras antipânico e devidamente sinalizadas. Localize e memorize estes equipamentos de segurança com muita atenção logo na sua entrada no ambiente.

Leia +

Leia mais “3 dicas de segurança para as festas de fim de ano”

Você confere a reputação do seu fornecedor no reclame aqui?

Reclame Aqui é um site brasileiro de reclamações de consumidores sobre atendimento, produtos e serviços. É um serviço gratuito, tanto para os consumidores postarem suas reclamações quanto para as empresas responderem a elas.
No Reclame Aqui você pode checar a reputação do seu fornecedor antes de efetuar a compram a fim de evitar surpresas.

Leia +

Leia mais “Você confere a reputação do seu fornecedor no reclame aqui?”

Dicas de segurança para locais com grande quantidade de pessoas


Costumamos frequentar locais com aglomeração de pessoas e com risco de ocorrência de situações de emergência e pânico. Locais como shopping centers, supermercados, auditórios, cinemas, teatros, hospitais, hotéis, clubes, casa de festas, shows, parques, estádios, ginásios, etc. Aqui listamos algumas dicas que sempre devem ser observadas quando entramos em um local deste perfil:

  • Busque identificar a lotação do ambiente: Alguns locais tem o limite de pessoas identificadas na porta do local. Atente-se para que este limite esteja sendo respeitado. Quanto maior a aglomeração maior deverão ser os cuidados. Os ambientes, com o decorrer do tempo, aumentam sensivelmente a sua lotação sem que percebamos.
  • Verifique se a entrada principal do local tem sentido de abertura no sentido da fuga, se a mesma tem uma abertura suficiente e que não esteja interrompida por roletas, móveis, etc.
  • Procure imediatamente a existência de outras saídas de emergência. Em locais com mais de 100 pessoas é obrigatório o uso de barra antipânico na saída de emergência.
  • Verifique se as saídas de emergência estão sinalizadas, equipadas e desimpedidas. Abra a porta e verifique se as condições do local de fuga estão livres e sem nenhum obstáculo como: móveis, caixas, veículos, decoração, etc
  • Caso identifique algum impedimento comunique-se com o responsável pelo local e não sendo resolvido comunique-se de imediato com a autoridade policial ou os bombeiros através do telefone e retire-se do local.
  • Em locais amplos como supermercados, shopping centers e centro de eventos acompanhe sempre a sinalização para identificar a saída de emergência mais próxima do seu local.
  • Verifique se o local tem extintores de incêndio de fácil acesso.
  • Em estádios ou grandes shows marque um ponto de encontro fora do local em caso de uma evacuação.

5 dicas de manutenção da sua barra antipânico

1 – Limpeza do equipamento.
Faça a limpeza externa com detergente neutro. Não use produtos mais fortes e abrasivos para evitar prejudicar o acabamento da barra antipânico.

2- Aperto dos alojadores:
Alojadores são os locais onde ficam alojados as linguetas ou trincos quando a porta está fechada. Verifique o aperto de todos na porta, em cima e no piso.

3- Testes de funcionamento:
Faça testes de funcionamento na barra antipânico, principalmente naquelas instaladas em saídas muito pouco utilizadas. Simule a abertura e o fechamento da porta. Em portas de duas folhas deve ser simulado a abertura de cada folha individualmente o que deve sempre ocorrer.

Leia +

Leia mais “5 dicas de manutenção da sua barra antipânico”

Que tipo de ferragem posso usar para fechar uma Porta corta-fogo?

A norma ABNT NBR 11742 que está em processo de revisão, indica unicamento o uso de dois tipos de ferragens.  As fechaduras para porta corta-fogo e as barras antipânico. A barra antipânico é indicada para todas as portas de saída de emergência em locais de acúmulo de pessoas, de uso público e na última porta dos edifícios que dão acesso à descarga. Conforme a ABNT NBR 9077 de saída de emergência de edifícios, descarga é a parte da saída de emergência de uma edificação que fica entre a escada e o logradouro público ou área externa com acesso a este.
Desta forma todas as últimas portas das escadas  de saída de emergência dos edifícios devem ter barra antipânico, pois estas sempre dão acessos  a área chamada de descarga.

Leia +

Leia mais “Que tipo de ferragem posso usar para fechar uma Porta corta-fogo?”

Barra antipânico em locais restritos

A barra antipânico tem como função a rápida evacuação em ambientes com acúmulo de pessoas ou em locais de alto risco de pânico. Agora como controlar a possível saída das pessoas pela porta de saída de emergência em locais restritos tipo aeroportos, lojas, escolas infantis, etc. Para situações como esta é necessário a instalação de barra antipânico com alarmes que indicam o uso inadequado da porta.

Leia +

Leia mais “Barra antipânico em locais restritos”