Para que serve uma barra antipânico? Normas e Regulamentação

Você já ouviu falar na barra antipânico? Muitos já devem ter escutado essa expressão, mas não sabem para que serve.

Sabe aquele mecanismo de abertura da porta que permite aos usuários abrirem empurrando uma barra? Pois é, ele mesmo. E neste post, vamos explicar certinho aonde devemos utilizar esses dispositivos. Saca só:

 O que é uma Barra antipânico

A barra antipânico é um dispositivo de segurança instalado em portas de saída de emergência e rotas de fuga, corta-fogo, saídas de edifício e locais com grande concentração de pessoas. Sua função, no entanto, é possibilitar o destravamento imediato da porta, mediante uma simples pressão exercida na barra horizontal instalada na porta.

Onde as Barras são utilizadas?

A barra antipânico deve ser instalada, sobretudo, em locais de riscos de incêndio e pânico como auditórios, teatros, boates, casas de festas, igrejas, shoppings, clubes e cinemas.

Normas Técnicas para Barras Antipânico

Vale lembrar que a empresa que for instalar a barra antipânico em seu estabelecimento deve contar com profissionais de formação específica, tudo isso para garantir a segurança do ambiente com os rigorosos critérios de prevenção e proteção e com o intuito de zelar, sobretudo, pela vida das pessoas.

O que é a ABNT NBR 11785?

 A ABNT NBR 11785 é a norma que determina os requisitos mínimos para a fabricação, instalação e manutenção de barras antipânico no Brasil. A norma, por sua vez, fixa os requisitos de tamanhos, medidas, desempenho, materiais e características que uma barra antipânico precisa cumprir, entendeu?

A norma, que recentemente foi revisada, serve como fonte de informações para fabricantes e também para facilitar a especificação e a compra correta dentro da necessidade de cada situação.

Quer mais informações? A DISAFE pode atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *