Qual a diferença entre uma fechadura e a barra antipânico em uma porta corta fogo?

A fechadura para porta corta fogo é um dispositivo bem mais simples comparado a barra antipânico. A vantagem da fechadura é o seu custo e a sua instalação mais fácil. As vantagens acabam ai. A barra antipânico é um produto certificado para ser utilizado com muito mais frequência. Desta forma a sua durabilidade será infinitamente maior do que uma fechadura para porta corta-fogo. Ainda mais em locais de fluxo médio ou alto ou que tenham a ação do vento. O abre e fecha constante gera um desgaste na fechadura podendo ocasionar o seu desprendimento da porta. Deixando a porta aberta e prejudicando a segurança de todos os usuários.

FACILIDADE DE ABERTURA

Em situações de aglomeração e de pânico , com baixa luminosidade muitas vezes é necessário localizar o lado em que a fechadura está na porta, podendo ocasionar atraso na evacuação ou até esmagamentos. A Barra antipânico devido a sua ampla barra de acionamento pode ser acessada de forma rápida até mesmo com um esbarrão na porta. Desta forma a barra antipânico é o produto indicado para portas onde há aglomeração de pessoas  e também para a última porta da escada de emergência.

ACESSIBILIDADE

A Barra antipânico é a exigida conforme a NBR 9050 para portas de saída de emergência de deficientes. Toda a saída de emergência acessível deve ter barra antipânico. A barra antipânico é muito mais fácil de ser utilizada por deficientes, idosos e crianças comparado com a fechadura para porta corta-fogo.

barra antipânico modelo Push
fechadura para porta corta-fogo

CONTROLE DE ACESSO

A barra antipânico possui outra vantagem que pode ser instalada em conjunto com controles de acesso sejam eles para controle eletrônico de entrada de pessoas ou também para o uso em conjunto com fechaduras eletromagnéticas.

A Disafe possui diversas soluções para deixar seu ambiente mais seguro , confortável e adequado as normas nacionais vigentes.