Devo fazer simulação de emergência na empresa?

A simulação emergência é um treinamento que simula, de forma realista, uma situação de risco em determinadas empresas. Ela tem como objetivo instruir os funcionários a como evacuar do ambiente calmamente e sabendo como agir, preservando aquilo que é mais importante: a vida.

A elaboração do plano de emergência é feita a partir da avaliação e descrição dos cenários de emergência de uma empresa. Ele contempla todos os casos que possam acontecer, pois qualquer tipo de improvisação coloca em risco a vida de várias pessoas.

Cada caso apresenta suas características específicas e especiais, ou seja, nem toda empresa precisa elaborar um plano de emergência, pois isso irá depender da quantidade de pessoas, do ramo de atividade e do tamanho do prédio. Mas, de qualquer forma, você deve seguir as orientações do corpo de bombeiros e da legislação local.

A estruturação das rotas de fuga é definida com o objetivo de facilitar o acesso à saída do prédio. É importante contar com corredores largos, iluminação e sinalização de emergência. Além disso, as portas corta-fogo também são elementos essenciais para assegurar uma saída tranquila de todos.

Por fim, esteja ciente e atenda todas as normas solicitadas e escolha barras antipânico de qualidade. Pois, ao seguir o seu plano de evacuação e contar com equipamentos que fazem toda a diferença, você estará assegurando a vida de todos.