Conheça mais sobre: Barra Antipânico Dupla

A Barra antipânico dupla é um modelo de barra antipânico que é utilizada em porta de duas folhas (duplas). Porta dupla é um conjunto de duas portas que operam conjuntamente sob o mesmo marco/batente.

Este tipo de porta é utilizada em locais que necessitam de um espaço maior para a evacuação segura do público presente no ambiente. A norma NBR 11785 de barra antipânico exige que no conjunto de barras antipânico instalado em porta de duas folhas, deve ser assegurado que o acionamento de qualquer uma das barras acionadoras libere a folha correspondente no sentido da fuga.

As portas duplas necessitam ter a condição técnica de funcionarem de forma autônoma na sua abertura. Qualquer porta que for acionada tem que abrir imediatamente, não podendo depender da outra porta para poder abrir. Os produtos fornecidos pela Disafe/Durati são certificados pela ABNT NBR 11785 e atendem a esta normativa. Esta caracteristica é a base para a premissa de salvar vidas.

A barra antipânico sempre precisa abrir uma porta quando acionada, não podendo haver nenhum empecilho para tal. A barra antipânico dupla precisa ser instalada corretamente para que tenho o funcionamento correto. É importante atentar-se para a instalação da barra antipânico horizontal na folha ativa e da barra antipânico vertical na folha passiva.

Barra Antipânico Dupla Push: Folha passiva (esquerda, barra antipânico vertical) / Folha Ativa (direita, barra antipânico horizontal)

É importante também atentar-se que portas com mata junta não podem ser utilizadas barras antipânico vertical nas duas folhas. Esta situação não possibilita a abertura imediata da folha ativa, não atendendo a norma. A barra antipânico dupla pode ser do modelo push ou touch.