barras para porta de vidro

Barras Antipânico em portas de vidro

Portas de vidro são realmente uma tendência na arquitetura atual. Os projetos contemplam o vidro cada vez mais, sejam em fachadas ou nas portas externas e internas. O vidro possui a vantagem de ampliar ambientes devido a sua transparência e também reflete limpeza e modernidade.

A Disafe foi pioneira no desenvolvimento de soluções de Barras antipânico para serem aplicada em portas de vidro para saída de emergência que atendem a norma brasileira que trata de Barras antipânico que é a ABNT NBR 11785.

Tipos de fechaduras/barras antipânico para Portas de Vidro

A barra antipânico que se usa em uma porta de vidro para saída de emergência é a do tipo C, já que o vidro não possui a função de resistência ao calor.

Portas corta-fogo ou resistentes ao fogo de vidro é uma outra categoria de produto e necessita barras antipânico Tipo F que tem características técnicas diferenciadas e que tem a função de manter a porta fechada em casos de incêndio e evitar que o fogo ou o calor se expanda na edificação.

Quais ambientes que mais utilizam os dispositivos de pânico?

Neste contexto, os ambientes que mais utilizam a barra antipânico em portas de vidro são, clubes, igrejas, centro de eventos, hotéis, restaurantes, bares, casas de festas, etc.

A Disafe através da linha Durati possui todas as soluções para a aplicação de barra antipânico em portas de vidro temperado.

Portas Novas de vidro: O que fazer?

Estes ambientes podem estar em duas situações. A primeira situação é onde está sendo feito portas novas para a edificação.

É neste momento que as barras antipânico entram, pois as portas necessitam serem produzidas e temperadas já com os furos específicos para a instalação da barra antipânico. São fornecidos gabaritos que auxiliam neste processo.

Para que tudo dê certo, deve-se manter muita atenção neste momento, pois os gabaritos devem ser bem seguidos para que a porta saia com as medidas e furações corretas.

Atenção: Os gabaritos não acompanham o produto e devem ser solicitados para o vendedor, porque necessita de uma avaliação da viabilidade do projeto para a instalação da barra antipânico.  

Cuidados para as portas

As restrições que devem ser dada a devida atenção é na altura da barra antipânico dupla e no material onde o alojador será fixado.

As barras antipânico Durati modelo normal atendem a portas duplas de até 2,50mts de altura. Para portas com altura superior deve ser incorporado um acessório que alonga o sistema até 3,50 mts. Deve atentar-se também no material onde o alojador que trava a lingueta da barra será fixado.

Se o marco ou batente for de madeira, ferro, alvenaria, entre outros, não há necessidade de acessórios.

E se a barra da porta de vidro travar em outra folha?

Se a barra antipânico para porta de vidro de uma folha travar em uma outra folha de vidro fixa ou se a barra antipânico para porta dupla tiver uma bandeira de vidro superior deve-se utilizar acessórios para a fixação do alojador em vidro.

Portas de vidro já existentes

A Segunda situação que acontece é em ambientes onde a porta de vidro já existe, tem furação e é necessário instalar a barra Antipânico na porta.

Esta situação é indicada para ambientes com muito baixo fluxo de pessoas, ou em portas que ficarão dispostas apenas para saída de emergência e que serão usadas apenas nesta situação.

A Solução exclusiva da Durati é aplicação da barra antipânico em uma placa inteira que será fixada a porta através de fitas dupla face e colas de contato.

É uma solução segura e sua durabilidade depende da sua correta aplicação e do fluxo de pessoas que irão acionar esta solução.

O que você precisa saber sobre a segurança patrimonial

Para ambientes onde a porta de vidro necessita proteger o patrimônio podem ser instaladas fechaduras eletromagnéticas integradas com a barra antipânico com switch para que mesmo que a porta esteja travada pela fechadura eletromagnética o acionamento da barra abra a porta imediatamente.

Quer saber mais? Então entre em contato com nossa equipe comercial que está capacitada para ajudar você! .