Estamos preparados para uma situação de pânico?

O que é pânico, como agimos em uma situação de emergência e o como devemos fazer para facilitar a evacuação.
O Pânico é um estado psico-comportamental incontrolável pelos meios racionais. Uma pessoa em estado de pânico ou em situação de pânico não consegue pensar racionalmente e suas reações são imprevisíveis pois a pessoa está sob controle do instinto.
Eventos ruidosos e catastróficos como um grande estrondo, desmoronamentos, o evento de um incêndio criam situações de pânico onde as pessoas passam a ter reações instintivas:

Leia+


-Algumas correm feito “barata tonta” sem um destino específico, ora para um lado, ora para outro sem nenhuma racionalidade.
-Outras correm para o lado que “todo mundo” vai como num cardume perseguidas pelos predadores.
-Outras ainda correm para o lado oposto ao do foco da catástrofe correndo sempre para o lado oposto.
-Tem também aquelas que procuram uma “toca” para se proteger.
-E tem ainda aquelas que desligam qualquer tentativa de reação, simplesmente desmaiando.
Em uma situação de pânico deve buscar controlar a ansiedade e manter a racionalidade. Deve-se procurar visualmente a sinalização de saída de emergência independente do fluxo da multidão. Para facilitar a sua evacuação e o possível salvamento deve-se frequentar locais seguros e na sua chegada já identificar as saídas de emergência com portas desimpedidas e com barras antipânico.
Deve-se evitar correr muito para evitar acidentes. Deve-se evitar gerar gritos ou ruídos fortes para não gerar ainda mais pânico. Deve se descer as escadas ou rampas segurando pelo corrimão e nunca voltar para pegar algum pertence esquecido ou caído no chão.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *