Dicas de segurança para locais com grande quantidade de pessoas


Costumamos frequentar locais com aglomeração de pessoas e com risco de ocorrência de situações de emergência e pânico. Locais como shopping centers, supermercados, auditórios, cinemas, teatros, hospitais, hotéis, clubes, casa de festas, shows, parques, estádios, ginásios, etc. Aqui listamos algumas dicas que sempre devem ser observadas quando entramos em um local deste perfil:

  • Busque identificar a lotação do ambiente: Alguns locais tem o limite de pessoas identificadas na porta do local. Atente-se para que este limite esteja sendo respeitado. Quanto maior a aglomeração maior deverão ser os cuidados. Os ambientes, com o decorrer do tempo, aumentam sensivelmente a sua lotação sem que percebamos.
  • Verifique se a entrada principal do local tem sentido de abertura no sentido da fuga, se a mesma tem uma abertura suficiente e que não esteja interrompida por roletas, móveis, etc.
  • Procure imediatamente a existência de outras saídas de emergência. Em locais com mais de 100 pessoas é obrigatório o uso de barra antipânico na saída de emergência.
  • Verifique se as saídas de emergência estão sinalizadas, equipadas e desimpedidas. Abra a porta e verifique se as condições do local de fuga estão livres e sem nenhum obstáculo como: móveis, caixas, veículos, decoração, etc
  • Caso identifique algum impedimento comunique-se com o responsável pelo local e não sendo resolvido comunique-se de imediato com a autoridade policial ou os bombeiros através do telefone e retire-se do local.
  • Em locais amplos como supermercados, shopping centers e centro de eventos acompanhe sempre a sinalização para identificar a saída de emergência mais próxima do seu local.
  • Verifique se o local tem extintores de incêndio de fácil acesso.
  • Em estádios ou grandes shows marque um ponto de encontro fora do local em caso de uma evacuação.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *