Barra Antipânico: item essencial que passa despercebido

A maioria das pessoas não sabe o que é uma barra antipânico. Ela é um item de fundamental importância em uma situação de emergência.
Porém, é de grande importância que todos conheçam este equipamento, pois nunca desejamos ter de usá-lo, mas caso necessário, devemos conhecer sua funcionalidade e principalmente, saber onde estão localizadas as saídas de emergência devidamente equipadas com este item.
As barras antipânico são equipamentos projetados para a fácil e imediata abertura de uma porta, seja ela de uma ou duas folhas, em caso de pânico ou necessidade de evacuação de um determinado local com acúmulo de pessoas. As barras antipânico são geralmente fornecidas em 2 modelos:

Leia +


Push: sistema de acionamento radial;
Touch: sistema de acionamento horizontal acionado sob pressão;
Ambos modelos possuem as mesmas características e funcionalidades no quesito segurança.
Toda a saída de emergência de locais com mais de 100 pessoa, devem estar equipadas com esse item de segurança.
A Barra antipânico é exigido também pela ABNT NBR 9050 de acessibilidade que exige que em todas as saídas de emergência acessíveis deve conter a barra antipânico.
Deve-se também atentar-se as seguintes situações:
A porta deve sempre abrir no sentido da fuga;
A barra antipânico e seus acessórios devem estar em perfeitas condições de uso e instalados corretamente;
Portando, sempre fique atento aos locais onde você frequenta, pois não desejamos nunca ter que usar a barra antipânico, porém, se for preciso, você deve conhecer bem este item de segurança, afim de garantir sua segurança e ainda auxiliar outras pessoas que estejam na mesma situação que você.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *